terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

ONU pede que países do G20 destinem 1% do PIB para ações ambientais


A ONU (Organização das Nações Unidas) pediu nesta nesta segunda-feira (16), na abertura de um fórum em Nairóbi (Quênia), um "New Deal ecológico mundial" contra a crise financeira, energética e alimentar, que seria financiado pelo G20 (grupo que reúne representantes de países ricos e dos principais emergentes) --a verba viria de 1% do PIB (Produto Interno Bruto) dessas nações nos próximos dois anos.

Uma centena de ministros e mais de 1.000 de delegados de 140 países participam na reunião do conselho de administração do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), que acontece até sexta-feira.

"O G20 deveria considerar estas propostas em seu próximo encontro em Londres, em abril, e ajudar a garantir um acordo global contra a mudança climática em dezembro, em Copenhague", afirma o Pnuma, em um estudo publicado na abertura de seu fórum mundial em Nairóbi.

"Reativar a economia mundial é essencial, mas algumas medidas centradas neste único objetivo não garantirão um êxito duradouro", afirma o comunicado.

"A menos que sejam abordados os outros grandes desafios, como a redução das emissões de gases de efeito estufa, a proteção dos ecossistemas e dos recursos de água, e a redução da pobreza, as medidas não impedirão futuras crises", diz.

Os países emergentes do G20, como Brasil, China, Índia e África do Sul, também deveriam atuar na medida do possível, destaca o Pnuma.

"Não se trata apenas de colocar em prática uma economia mais verde", destaca o programa da ONU, "e sim de responder também a ameaças iminentes como o aquecimento global, a insegurança energética, a falta crescente de água doce, a deterioração dos ecossistemas e sobretudo a pobreza, que piora."

Fonte: France Presse, em Nairóbi

Nenhum comentário: