quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

ONU cogita realizar cúpula sobre mudança climática em até dois meses


O secretário-geral da ONU Ban Ki-Moon, revelou na terça-feira (10) que estuda a possibilidade de convocar nos próximos dois meses uma cúpula sobre a mudança climática na sede do organismo, em Nova York.
Ki-Moon disse que o encontro poderia iniciar o estímulo aos países na busca um novo acordo global para reduzir as emissões de gases poluentes, que será estudado na Conferência Internacional sobre Mudança Climática, que acontece em dezembro na Dinamarca.
"Precisamos do envolvimento dos governos no mais alto nível", disse o secretário-geral em entrevista coletiva.
Caso o evento ocorra, a expectativa é a de que um dos palestrantes seja o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Ele faria sua primeira visita à sede das Nações Unidas desde que tomou posse, em janeiro. "Estamos em meio às consultas com os países participantes e certamente a presença do presidente Obama seria crucial", disse.
O secretário-geral da ONU pediu aos EUA, China, Índia e à União Europeia (UE), principais emissores de gases poluentes, que mostrem uma postura séria ao tratar do assunto.
"Não há tempo a perder", afirmou, lembrando que a conferência de dezembro tem que resultar em um acordo que substitua o Protocolo de Kyoto.
Ki-Moon confirmou que a mudança climática será o principal assunto da tradicional cúpula feita pelo organismo em setembro, coincidindo com a abertura do novo período de sessões da Assembleia Geral.
Fonte: Efe, em Nova York

Nenhum comentário: