segunda-feira, 2 de março de 2009

Sanepar cria "universidade" do saneamento


A Sanepar firmou contrato com a Caixa Econômica Federal para a implantação da Universidade do Saneamento - Unisan, que vai funcionar na Estação de Tratamento de Água do Tarumã, prédio inaugurado em 1945 e que faz parte do patrimônio histórico do saneamento básico do Paraná. O contrato foi assinado na noite da quinta-feira (26), pelo presidente da Sanepar, Stênio Sales Jacob, e pelo superintendente regional da Caixa, Jorge Kalache Filho. Os recursos são de R$ 2,8 milhões.

O projeto compreende a reforma de 1.904 metros quadrados, além da construção de 883 metros quadrados e do aproveitamento de 483 metros quadrados de canais de água. O espaço contará com seis salas de treinamento, uma sala de exposição e auditório para 180 pessoas. “Com o projeto da Unisan, a Sanepar usa o patrimônio como instrumento de educação socioambiental, voltado tanto para seu corpo de empregados como para a comunidade”, explica a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa.

ABERTA – A nova instituição está sendo criada dentro do conceito de universidade corporativa, embora aberta à população. A Unisan vai promover ações de educação socioambiental, para atendimento à comunidade; atuar na formação e qualificação de profissionais para o setor do saneamento, incluindo terceirizados, agentes financeiros e profissionais do setor; e desenvolver pesquisa e desenvolvimento vinculados ao treinamento e capacitação de seus empregados.

“A Unisan será um espaço de construção do conhecimento na área do saneamento básico, promovendo o intercâmbio com instituições de ensino, para a formação profissional, a pesquisa e a extensão. O objetivo será disseminar o conhecimento acumulado ao longo dos 45 anos de existência da Sanepar, desde o processo de tratamento da água até a geração de energia elétrica, a partir das estações de tratamento de esgoto”, detalha Arlete.

Segundo Stênio Jacob, o projeto consolida o Paraná como referência em saneamento básico. “Isso com base no trabalho da Sanepar, que está sendo apontada, pelo Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, como a melhor empresa do setor no país”. Também participaram da assinatura do contrato os diretores da Sanepar Hudson Calefe, financeiro, e Cezar Eduardo Ziliotto, jurídico; Luiz Henrique Borgo e Arielson Bittencourt, gerentes da Caixa.

Nenhum comentário: