quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Inovação a Favor da Sustentabilidade


Cada vez mais em moda, muitas empresas passaram a investir em ações sociais, mas sem, necessariamente, estarem de acordo com as melhores práticas de responsabilidade social do mercado. Essa proposta está ligada não somente a fatos pontuais, mas à forma de se fazer a gestão de uma empresa. Por conta disso, a Lepri se destaca no segmento em que atua, apresentando uma nova proposta para a fabricação de peças de cerâmica, com a utilização de resíduos de lâmpadas fluorescentes recicladas como matéria prima.

Pioneira, a empresa aposta em produtos ecologicamente corretos há mais de três anos, sem deixar de lado investimentos em design e inovação. Segundo o presidente da empresa, José Lepri, essa proposta vai além das tendências de mercado, é uma maneira de retribuir à natureza uma parte do que ela fornece. "Nossos processos foram redesenhados para que pudéssemos levar aos consumidores produtos de qualidade e ambientalmente responsáveis. Nossas ecopastilhas além de decorarem ajudam a preservar a natureza, incentivando, ainda, que outras organizações apostem na reciclagem das lâmpadas, que contêm elementos nocivos, como o mercúrio".

Entre os benefícios da utilização do material criado a partir da reciclagem das lâmpadas está a diminuição do uso do gás na hora do processo dos produtos. Estudos realizados pela empresa confirmaram uma redução de uso desse combustível fóssil em (até) 15% durante a queima da cerâmica. Outro fato positivo é o recolhimento do mercúrio que as lâmpadas possuem, responsável pela contaminação em alto grau da terra, do ar e da água. "Além de tudo isso, ou seja, dos benefícios gerados em relação à questão da sustentabilidade, temos, hoje, um produto mais resistente e com características únicas em nosso mercado", conclui José.

A Lepri, recentemente, fez parte do projeto do primeiro restaurante verde do McDonald"s, inaugurado em dezembro de 2008, em Bertioga, litoral de São Paulo. Todo o salão externo do local foi decorado pelas ecopastilhas Fendi, nos tamanhos 11x11cm e 11x23cm. Essas que contribuíram para que o estabelecimento pleiteie o certificado do LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), um sistema de classificação de edificações a partir de critérios de sustentabilidade ambiental desenvolvido pelo United States Green Building Council.

Para um produto/empresa receber a certificação do LEED® não basta que seja "verde", é preciso que tenha qualidade, durabilidade e origem conhecida. Além disso, as condições de fabricação e questões como o transporte dos materiais e a distância percorrida pelo produto até a obra são levadas em consideração.

Hoje, a empresa já tem em seu portfólio mais de quatro linhas de produtos ecologicamente corretos. Aquilo que é obtido dos processos de reciclagem é utilizado em diferentes etapas dos processos industriais da empresa, seja na massa das peças ou no esmalte. Vale lembrar que se o material não fosse reciclado a Natureza iria demorar cerca de 200 anos para dar conta de sua degradação

Nenhum comentário: