quinta-feira, 28 de maio de 2015

São Paulo realizará 14ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas.



Há 14 anos acontece em São Paulo a Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas, que tem o objetivo de intermediar o diálogo entre cidadãos, instituições, iniciativa privada e governo, para aprofundar a discussão sobre os três pilares da sustentabilidade: ambiental, econômico e social, e propor políticas públicas e legislações de caráter mais objetivo e resolutivo. Esse evento é fruto da lei de autoria do vereador Gilberto Natalini (PV), que é o proponente e o presidente da Conferência.

Evento gratuito que na primeira edição em 2002, reuniu 350 pessoas, 6 parceiros e em 2014 contou com mais de 3.000 participantes e 350 parceiros.

O Projeto Ambientando apoia este evento desde 2008.

"Água e Energia: crise e superação sustentável".

Com este tema, o evento será aberto por uma mesa diretora, onde autoridades de diversas áreas do governo estadual e municipal e entidades da sociedade civil irão expor ações focadas nas questões de sustentabilidade. A palestra magna, que será ministrada por Marina Silva, ambientalista e ex ministra do meio ambiente e os dois painéis contarão com a presença de especialistas da iniciativa privada, governo, universidade e terceiro setor.

O Brasil enfrenta crise hídrica e energética simultaneamente e com dimensões dramáticas. A escassez de chuvas sem precedentes no Centro-Sul, desde o verão 2013/14, ameaça o abastecimento de muitas cidades, incluindo o desta metrópole de 11 milhões de habitantes.

Por outro lado, 80% da matriz de eletricidade tem fonte hidráulica e o nível das represas vem caindo de forma acentuada. Assim este tema se impõe para esta 14ª Conferência, ainda mais considerando que a baixa pluviosidade tem entre suas causas principais as mudanças climáticas e o desmatamento da Amazônia. Estes desafios de enfrentamento da crise na perspectiva de curto prazo, mas também de longo prazo, serão abordados no evento em duas mesas com grandes especialistas.

"Desses eventos já saíram leis importantes para a cidade de São Paulo, como é o caso da Lei de Água de Reuso que já economizou bilhões de litros de água potável na cidade de São Paulo", comenta Gilberto Natalini, proponente do evento.

Cenário de iniciativas sustentáveis

Na área de exposição, o público terá oportunidade de conhecer diversos exemplos de projetos, produtos e serviços alinhados às questões de sustentabilidade, com o conceito de produzir mais e melhor com menos.

Programação:

08h30

Credenciamento

Café de boas vindas

Visita à área de exposição

09h00

Mesa de Abertura

Vereador Gilberto Natalini (PV)

Proponente e Presidente da Conferência P+L e Mudanças Climáticas

Autoridades convidadas

10h00

Palestra Magna - Os desafios para o desenvolvimento sustentável no Brasil

Marina Silva - Ambientalista e ex-Ministra do Meio Ambiente

Participação do Público

12h00

Brunch e Visita à área de exposição

13h00 - Mesa 1

Água: os desafios e aprendizados para preservação deste recurso natural

Discutindo-se soluções de curto e longo prazo na perspectiva do uso racional, reúso e proteção de mananciais

Participação do Público

15h00 - Mesa 2

Energia: fontes renováveis e a matriz energética brasileira

Tratando das oportunidades de desenvolver a eficiência energética e uma matriz limpa e renovável.

Participação do Público

16h30

Apresentação Carta Compromisso

Encerramento

Serviço:

14ª Conferência P+L e Mudanças Climáticas

Data: 22/09/2015

Horário: 8h30 às 17h00

Local: Sede da APCD- Rua Voluntários da Pátria, 547- Santana

Mais informações

Luciana Feldman

Assessora Parlamentar Vereador Gilberto Natalini

lucianafeldman@gmail.com

3396-4405/ www.natalini.com

Sandra Pegorelli

5031-2707- sandra@anggulo.com.br



terça-feira, 14 de abril de 2015

GVces e Página22 lançam o Guia de Inovação para Sustentabilidade em MPE

Resultado de imagem para inovação para sustentabilidade em MPE
No ecossistema da inovação, o dinamismo, a agilidade e a flexibilidade criam ambiente fértil para a busca das mais inventivas soluções. Natural que os micros e pequenos players, que reúnem essas características, se destaquem quando a proposta é encontrar saídas para novos e velhos problemas da humanidade, às voltas com o desafio de alcançar o bem-estar e a justiça social em um mundo de recursos finitos e desequilíbrios crescentes.

Mais ainda do que nas companhias de grande porte, em que estruturas e práticas estão consolidadas, nas micros e pequenas empresas residem oportunidades de promover a inovação em seu nascedouro, de forma inerente ao negócio. Com isso, a expectativa é de maior espaço para inovações de caráter disruptivo, que possam levar a transformações efetivas e com potencial de gerar escala.

A nova economia combina muito bem com o universo dos pequenos, que, por sua vez, têm muito a contribuir com os médios e grandes por meio das cadeias de valor. É o fortalecimento dessa teia e seus vários integrantes (veja gráfico na página ao lado) que o Guia de Inovação para Sustentabilidade em MPE almeja. Iniciativa do GVces e da Revista Página22, o Guia vai além de uma publicação: buscará promover também a interação entre os protagonistas da inovação para sustentabilidade, por meio de um ambiente colaborativo e propositivo.

A metodologia de avaliação e seleção das empresas candidatas a ingressar no Guia está sendo desenvolvida pelo GVces, e o processo de escolha contará com o apoio de um Comitê Seletor formado por especialistas. As empresas selecionadas, bem como os critérios e conceitos utilizados no processo, serão apresentadas na edição especial de novembro de Página22, número 101. A partir daí, estarão abertos os espaços de relacionamento e atividades, tanto presenciais como virtuais. O ciclo da iniciativa será anual. Para esquentar os debates nesse tema, publicaremos reportagens mensais sobre inovação, sempre identificadas com o selo Guia de Inovação para Sustentabilidade em MPE.

Esta é a primeira da série. – por Amália Safatle

Acompanhe o cronograma da iniciativa no site http://www.pagina22.com.br ou escreva para guiadeinovacao@pagina22.com.br. A chamada para identificar micros e pequenas empresas inovadoras que apresentam soluções aos desafios da sustentabilidade está prevista para o mês de maio.

Fonte: Revista Página 22 Número 94 Abril 2015