PROJETO ESCOLAS
Capacitar professores, não importando as disciplinas que lecionem, de conhecimentos sobre os princípios da preservação, a fim de que eles os repassem em suas aulas, de forma “homeopática”. Visa, também, incentivar tarefas práticas que ajudem as crianças e adolescentes a gostar do assunto e praticar, naturalmente, a defesa da Natureza e do patrimônio público.
PROJETO COMUNIDADES
Tem como objetivo educar a população em geral sobre os princípios básicos da preservação ambiental e agenda 21 e é direcionada aos conceitos e condutas.
1ª Etapa, Comunidades Carentes – Visa uma atuação in loco e organizada nas unidades populacionais carentes, como sejam comunidades e áreas de posse em geral, onde, além do ensinamento dos princípios básicos de cidadania e de meio ambiente, no que se refere a causas e efeitos das agressões, buscará, também, identificar as principais prioridades daquele agrupamento populacional, no sentido da melhoria da sua qualidade de vida, para um repasse às autoridades governamentais, a fim de que elas tenham em mãos documentos em que se basear para seus planos de trabalho. Esta etapa passa por um levantamento prévio das comunidades, para conhecimento de suas populações e das formas em que estão organizadas, auxiliando-as, neste caso, durante os trabalhos, quanto ao aprimoramento de suas representatividades.
2ª Etapa, Sensibilização – Visa, através de palestras e debates, introduzir para as populações os conceitos da preservação ambiental em todos os seus aspectos no dia-a-dia, como sejam economia de energia, água potável em seus amplos aspectos, desde qualidade até economia, águas pluviais e seus escoamentos, lixos domésticos e procedimentos, esgotos, abordando seus malefícios e suas formas de tratamento, os direitos de levar às autoridades competentes reclamações sobre os incômodos de origem ambiental etc. Tal etapa baseia-se em dados dor levantamento prévio das comunidades, para conhecimento de suas geografias e das formas em que estão organizadas.
Subprojetos Praças – Visa, através de programações em vias públicas, levar ensinamentos aos passantes das necessidades da conservação e preservação, abordando aspectos de higiene, de vetores e suas doenças conseqüentes etc. Tal subprojeto é baseado em “papos” informais de roda, podendo até se valer de pequenas peças teatrais.